sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Até onde proibir?

Ontem li esse post aqui e fiquei matutando se eu iria proibir ou não a barbie ou brinquedos do género! será que deveria?

Não curto muito esses brinquedos e propagandas que são muito erotizados, mas também não acho certo proibir! Não vou estimular, não vou comprar a não ser que ela faça chilique na loja, ela já tem uma barbie ganhou de uma amigona minha (que alias é a barbie em carne e osso) no chá de bebe, ainda na minha barriga, a boneca esta guardadinha para quando ela tiver idade para brincar com ela (as crianças mais velhas aqui do prédio, quando vem em casa, brincam com ela, então não está exatamente guardadinha) rs, mas tenho certeza que essa amiga vai encher ela de barbies ao longo de sua infancia!rs

Pensei bastante (coisa boa essa blogofesra né? faz você pensar em cada coisa!) e cheguei a conclusão que proibir não vou, mas vou tentar prolongar o máximo possível, de um jeito que não dê muito ibope pra boneca (porque se eu fizer dela uma coisa super importante, quando ela começar a brincar não vai mais desgrudar né não?) como fazer isso? não faço a menor ideia!!! mas quando descobrir eu conto! :)

Mas mudando um pouco de assunto, mas nem tanto; Hoje acordei com vontade de ouvir um cd que há tempos não ouvia, do Zeca Balero (AMO), e tinha esquecido dessa musica, que veio muuuito a calhar com meus pensamentos! olha só:

/
Se ela se penteia
Eu não sei!
Se ela usa maquilagem
Eu não sei!
Se aquela mulher vaidosa
Eu não sei!
Eu não sei!
Eu não sei!...

Vem você me dizer
Que vai num salão de beleza
Fazer permanente
Massagem, rinsagem, reflexo
E outras "cositas más"...(2x)

Oh! Baby você não precisa
De um salão de beleza
Há menos beleza
Num salão de beleza
A sua beleza é bem maior
Do que qualquer beleza
De qualquer salão... (2x)


Mundo velho
E decadente mundo
Ainda não aprendeu
A admirar a beleza
A verdadeira beleza
A beleza que põe mesa
E que deita na cama
A beleza de quem come
A beleza de quem ama
A beleza do erro
Puro do engano
Da imperfeição...


Belle! Belle!
Como Linda Evangelista
Linda! Linda!
Como Isabelle Adjani...(3x)

Veja como vem!
Veja bem!
Veja como vem
Vai! Vai!
Vem! Veja bem!
Como vai! Vem!
Veja como vai!
Veja bem!
Veja bem como vem!
Vai! Vem!
Se ela vai também!

Aí! Bela Morena
Aí! Morena Bela
Quem foi que te fez tão formosa?
És mais linda que a rosa
Debruçada na janela...(2x)



Pois é exatamente que eu quero ensinar minha filha, que a beleza não está na barbie, ou no que vemos na tv ou nas revistas, a beleza não está num salão de beleza, está no dia-a-dia nas pessoas comuns, nos atos bondosos, nas palavras doces, no coração alegre, etc... e quando vier uma pergunta; mas fulano e ciclana fizeram plastica com 13 anos (sim conheço gente assim :0) eu vou falar: vivemos num mundo velho e decadente que ainda não aprendeu a admirar a beleza, a verdadeira beleza! (ou algo do genero, rs).

E como hoje eu estou toda musicalizada, resolvi colocar outra musica que me veio a cabeça depois de ouvir essa ai de cima!

3 comentários:

  1. Luana, legal tua reflexão! Eu concordo em gênero, número e grau com você de que o conceito de beleza - e a grande maioria dos outros conceitos - são ensinados por nós, não pelos brinquedos. Mas eu acho que é justamente isso: se temos determinados conceitos, é incoerente que deixemos nossas crianças brincarem com coisas que vão de encontro a eles, não concorda?
    Eu não tenho meninas, mas tenho um pensamento parecido com armas de plástico.
    Obrigada pelo comentário!
    Bjs,
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Sabe que eu nunca tinha visto a Barbie por esse ponto de vista? Engraçado... De qualquer maneira, tive uma Barbie (genérica, acho), que foi minha companheirona quando eu tinha uns 10/11 anos. Andava com ela pra todo lado e fica inventando histórias pra ela. Era uma forma de imaginar quem eu queria ser, sabe? Nessa fase de pré-adolescência em que a gente tá tentando se encontrar... Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Lu! Que inspiração.....para detonar a barbie....rsrs....a Isa tem trocentas.....vc sabe....e todas ganhadas, mas para falar a verdade, de trocentas, nós demos 2.....e por acaso "crianças mais velhas aqui do prédio = Isabela" ?!?! rsrsrs.....quem mais? Deixe só a isa saber que tem outras crianças brincando com a barbie emprestada "dela"...rsrs.....bjinhos Cá

    ResponderExcluir